Atendimento pelo WhatsApp
Olá! Clique em uma das opções abaixo e nós retornaremos o mais rápido possível.
Calibração de balanças: como fazer, vantagens e frequência ideal

Calibração de balanças: como fazer, vantagens e frequência ideal Vantagem de Calibrar Balanças



Calibração de balanças: como fazer, vantagens e frequência ideal Vantagem de Calibrar Balanças



Calibração de balanças: como fazer, vantagens e frequência ideal Vantagem de Calibrar Balanças



Calibração de balanças: como fazer, vantagens e frequência ideal Vantagem de Calibrar Balanças



Calibração de balanças: como fazer, vantagens e frequência ideal Vantagem de Calibrar Balanças - Adamantina


Calibração de balanças: como fazer, vantagens e frequência ideal Calibração de Instrumentos Sorocaba Calibração Manômetro
Calibração de balanças: como fazer, vantagens e frequência ideal
  Entre em contato via WhatsApp   Entre em contato via WhatsApp Adamantina

 

Empresas dos mais diversos segmentos e tamanhos, que trabalham com instrumentos de medição, precisam garantir a precisão desses instrumentos, sob pena de seus serviços não serem bem vistos no mercado e até mesmo sofrer com consequências legais. Não é diferente quando o assunto é calibração de balanças.

 

Estabelecimentos comerciais, indústrias, farmácias e laboratórios utilizam a balança como instrumento para seus serviços. Parte da credibilidade esperada pelo cliente depende justamente da calibração adequada dessas balanças. Se o cliente perceber alguma irregularidade, quem perde é a própria empresa.

 

Para garantir a credibilidade das balanças, o processo de calibração é fundamental. Confira, neste artigo, detalhes sobre o processo, vantagens, frequência ideal e muito mais.

 

Boa leitura!

 

O que é a calibração de balanças?

 

A calibração de balanças é um processo de comparação, onde duas balanças são colocadas lado a lado, e uma é configurada a partir da outra. Esta última, é mais precisa que as demais e por isso é usada como referência.

 

Somente através da calibração responsável das balanças é que as empresas podem assegurar um resultado preciso nas pesagens. Quando a calibração não é realizada, pode haver algum tipo de equívoco no serviço prestado ou no produto vendido.

 

Estabelecimentos que não realizam a calibração estão sendo negligentes, e existem penalidades previstas na lei para punir essas situações.

 

Vantagens da calibração de balanças

 

A calibração de balanças não existe apenas para cumprir um requisito legal ou normativo. Antes, representa uma ação que gera diversas vantagens para a empresa, independentemente do setor de atuação.

 

Mas é importante salientar uma coisa: algumas das vantagens só são experimentadas de fato quando a calibração é realizada por um laboratório especializado. Nesses casos, é possível gozar de uma redução de custos, já que será evitado desperdício e retrabalho, situações muito comuns onde ocorrem pesagens desajustadas.

 

Além disso, a calibração garante a aprovação da empresa em caso de auditorias internas e externas, evitando penalidades. Evita, ainda, que balanças desgastadas e desreguladas continuem a ser utilizadas sem que as pessoas percebam de que há algo errado.

 

Frequência ideal para calibração de balanças

 

Todas as vezes que a balança é submetida ao processo de calibração, um certificado é emitido. Neste certificado, constam informações sobre a balança, bem como a data de expiração do documento.

 

De forma geral, esses certificados são válidos por um ano. Com isso, muitos podem deduzir que a frequência ideal para calibração seja de um ano. Seria se o objetivo da calibração fosse apenas gerar um certificado, mas não é.

 

A calibração existe para garantir o correto funcionamento da balança. Ainda que o certificado dure por um ano, é possível que surja alguma imprecisão em um período menor. Nesses casos, a calibração será necessária novamente.

 

Por isso, para encontrar a frequência ideal, a empresa deve analisar o volume de uso e fazer alguns pequenos testes, por exemplo, separando uma quantidade fixa de produto e pesando a cada mês.

 

É obrigatório fazer a calibração de balanças?

 

A calibração de balanças é sim exigida das empresas que atuam com esse instrumento. Essa exigência parte da necessidade de possibilitar uma concorrência justa e proteger os direitos dos consumidores.

 

Mesmo aquelas balanças utilizadas em comércios precisam de calibração. Normas como OIML ou Handbook 44 servem para regular o processo de calibração das balanças, ainda que permitam tolerâncias de diferenças bem amplas.

 

Consumidores que se sentirem lesados por uma empresa poderão entrar com recursos legais para exigência de direitos. Nesses casos, se comprovada a falta de calibração, a causa é seguramente ganha.

 

Como funciona a calibração de balanças?

 

A calibração de balanças é realizada por um laboratório especializado. Esse laboratório, ao analisar a balança, exclui, em primeiro lugar, o peso interno. Esse passo é importante porque pode haver mudança desse peso sempre que houver mudança de ambiente, temperatura e condições.

 

Em seguida, é verificado se o prato de pesagem está limpo e vazio. Mais uma vez é retirada a tara, que é o peso desse prato. Depois, objetos ou pesos padrões são pesados, ajustando a balança na medida que for necessário.

 

Ao final do processo será possível emitir o certificado de calibração, ou seja, o documento que comprova que aquela balança está regulada segundo os mais rigorosos padrões.

 

Onde calibrar balanças?

 

Muitas empresas tentam fazer o processo de calibração por conta própria e, no intuito de economizar, acabam gerando consequências muito negativas no futuro. Por isso, o recomendado por especialistas é a realização da calibração por organizações autorizadas, especialmente aquelas que podem emitir um certificado.

 

Entre essas organizações estão os laboratórios de calibração, que utilizam os mais avançados métodos e garantem que a pesagem da balança siga as normas vigentes mais recentes.

 

O diferencial dos laboratórios é justamente a fidelidade aos padrões legais, pois adotam procedimentos avançados de calibragem e uso adequado de pesos-referência. Por fim, vale a pena destacar que os laboratórios de calibração emitem certificado que comprova a realização do serviço.

 

Balanças não calibradas: prejuízos que podem gerar

 

Utilizar balanças que não foram submetidas aos processos de calibração pode gerar uma série de consequências negativas. A primeira está na redução de qualidade do serviço prestado, com aumento de custos e tempo, já que quando for identificada a irregularidade será preciso fazer muito retrabalho.

 

Em muitos contextos, não se preocupar com a calibração da balança pode levar a paradas inesperadas, além de problemas em auditorias internas e externas. Questões legais também podem surgir, obrigando a empresa a gastar com advogado e custos processuais.

 

Para evitar tudo isso, o melhor caminho é encontrar um laboratório reconhecido e responsável, que realiza a calibração de balanças.

 

Calibracom: o lugar ideal para calibração de balanças

 

A Calibracom é uma empresa que realiza a calibração de equipamentos de mensuração, incluindo balanças. Atuando desde 2000, hoje já conta com o respeito dos clientes, sendo reconhecida pela qualidade dos serviços oferecidos.

 

Após atender diversos contextos e empresas, a expertise presente na Calibracom oferece a garantia de um serviço de qualidade. Como grande diferencial, é possível destacar o monitoramento constante de todo o processo de calibração, sempre em atenção às normas legais.


Pensou em metrologia, com certeza pensou na Calibracom. Quer conhecer mais sobre a empresa? Acesse o site oficial e saiba mais.

 

Calibração de balanças: como fazer, vantagens e frequência ideal Vantagem de Calibrar Balanças

 

 




Mais Informações