Atendimento pelo WhatsApp
Olá! Clique em uma das opções abaixo e nós retornaremos o mais rápido possível.
Calibração de equipamentos de medição: como fazer

Calibração de equipamentos de medição: como fazer Laboratório para Calibragem



Calibração de equipamentos de medição: como fazer Laboratório para Calibragem



Calibração de equipamentos de medição: como fazer Laboratório para Calibragem



Calibração de equipamentos de medição: como fazer Laboratório para Calibragem



Calibração de equipamentos de medição: como fazer


Calibração de equipamentos de medição: como fazer Calibração de Instrumentos Sorocaba Calibração Manômetro
Calibração de equipamentos de medição: como fazer
  Entre em contato via WhatsApp   Entre em contato via WhatsApp

 

A calibração de equipamentos de medição é fundamental para empresas que usam esses equipamentos no dia a dia. Ao deixar de realizar tal calibração, pode haver um favorecimento de erros de mensuração, o que irá gerar prejuízo, seja para a empresa, seja para o cliente.

 

Mas o processo de calibração não pode ser executado de qualquer jeito. Não basta buscar um jeitinho brasileiro para calibrar internamente na empresa simplesmente comparando equipamentos. É preciso garantir que o processo de calibração seja feito seguindo os mais rigorosos protocolos e emita o certificado de comprovação.

 

Neste artigo, vamos entender o que é o processo de calibração de equipamentos de medição, como é feito, objetivo, benefícios, quando é necessário, importância do certificado e como avaliar se a calibração foi bem realizada ou não.

 

Boa leitura!

 

O que é calibração de equipamentos de medição?

 

A calibração de equipamentos de medição consiste em um processo que visa garantir que determinado instrumento esteja operando em conformidade com as medidas reais. Na prática, a calibração compara um equipamento referencial com os demais a serem padronizados.

 

Em laboratórios especializados, os equipamentos referenciais são calibrados a partir dos padrões exigidos pelos órgãos reguladores, de modo a garantir que as mensurações ocorrem de forma ética e responsável.

 

Todo instrumento de medição está sujeito a erros, que são desvios da calibragem correta, podendo ocorrer por diversas razões, como desgaste do tempo ou erros de fabricação. A calibração consegue superar esses erros e tornar o equipamento útil para a utilização.

 

Como é feita a calibração de instrumentos de medição?

 

A calibração pode ser feita pela própria empresa, ao comparar dois instrumentos distintos. Nesse caso, a possibilidade de erro é bem grande. Por isso, recomenda-se evitar esse tipo de calibração caseira.

 

O método mais indicado para calibração é através dos laboratórios especializados, certificados e acreditados pelos órgãos responsáveis, pois seguem as principais normas relacionadas à calibração. Os padrões seguidos, nesses laboratórios, garantem a apresentação de um resultado mais seguro.

 

Há, ainda, a possibilidade de realizar a calibração dos equipamentos em campo, sem a exigência de grandes paradas. Nesses casos, no entanto, existem grandes possibilidades de ocorrer algum tipo de erro que prejudique os resultados.

 

Qual o objetivo da calibração de um equipamento de medição?

 

Realizar a calibração dos equipamentos de medição não é algo opcional. Os instrumentos precisam ser submetidos à calibração para garantir que nenhum profissional esteja sendo induzido ao erro, bem como que nenhum processo esteja sendo executado equivocadamente.

 

Empresas que não realizam a calibração frequente acabam sendo marcadas e conhecidas pelos consumidores como empresas que prestam serviços de baixa qualidade. Instrumentos relacionados ao controle da qualidade de produção são os que mais precisam ser submetidos com frequência à calibração.

 

Vale a pena destacar que nenhum equipamento será 100% exato. Mas evitar margens grandes de erros é um ato de responsabilidade que as empresas devem tomar.

 

Benefícios da calibração

 

A calibração de equipamentos de medição é fundamental para garantir uma maior assertividade dos processos. De forma geral, podemos destacar inúmeros benefícios dessa prática.

 

Em primeiro lugar, a calibração é uma fonte confiável para se obter os resultados de medição. Sem a submissão a esse processo, funcionários e clientes suspeitarão com frequência dos resultados obtidos.

 

Além disso, a qualidade dos produtos fabricados também é influenciada. Quanto mais assertividade, maior a fidelidade ao projeto original. No aspecto legal, empresas que realizam a calibração evitam multas e ações negativas de órgãos de fiscalização.

 

Por fim, vale a pena destacar que processos executados por equipamentos não calibrados geram custos de otimização. Quando a calibração é feita, naturalmente há uma diminuição nos custos relacionados ao conserto.

 

Quando se faz necessária a calibração de um instrumento de medição?

 

A frequência de calibração mais comumente adotada é de 12 meses. Os próprios certificados de calibração são geralmente emitidos com esse prazo de validade. No entanto, pode haver uma variação a depender do estado e do tipo de equipamento.

 

Entre as razões que alteram o tempo de calibração, podemos destacar a orientação do fabricante. Alguns equipamentos vêm com orientações expressas de calibração em um tempo inferior a 12 meses.

 

Outro fator importante a ser destacado são as condições de uso. Quando há uma frequência muito grande de uso ou percebe-se um manuseio imprudente, o melhor caminho é antecipar as calibrações previstas.

 

O certificado é importante na calibração de equipamentos?

 

O certificado de calibração é um documento emitido por laboratórios especializados durante a realização dos processos de calibração. Esse documento atesta que o processo foi concluído e aponta a validade daquela calibração.

 

No caso de auditorias externas, o certificado é utilizado para comprovar que o equipamento está seguindo os padrões exigidos pelas normas oficiais. E por falar em norma, a ISO 9001 determina que as organizações são as responsáveis por garantir a eficiência das medições realizadas.

 

Por isso, um certificado apresenta diversas informações oficiais importantes, como data de realização do procedimento, profissional responsável, grau de incerteza, etc.

 

Como avaliar uma calibração?

 

Após a realização da calibração, o ponto mais importante a ser avaliado é se o certificado foi corretamente emitido. As informações presentes no certificado são fundamentais para que a empresa consiga fazer o controle de qualidade dos equipamentos.

 

Onde fazer a calibração de equipamentos de medição?

 

É fundamental que a calibração de equipamentos de medição seja realizada em um laboratório especializado e acreditado pelos órgãos competentes. A Calibracom é um desses laboratórios autorizados a realizar a calibração e emitir o certificado.

 

Com anos de experiência, Calibracom é acreditada RBC em diversas áreas, como:

 

  • dimensional;

  • eletricidade e magnetismo;

  • físico-química;

  • força, torque e dureza;

  • massa;

  • pressão;

  • temperatura e umidade;

  • tempo e frequência;

  • volume e massa específica.

 

Conclusão

 

Neste artigo, você pôde conhecer um pouco mais sobre a calibração de equipamentos, que definimos como um processo que visa garantir que determinado instrumento esteja operando em conformidade com as medidas reais.

 

Entre os benefícios da calibração, destacamos a confiabilidade e a qualidade, além de evitar multas e diminuir custos.


Vimos, ainda, que a calibração deve ser realizada por um laboratório especializado e apresentamos a você a Calibracom. Quer saber mais sobre a empresa? Então acesse o site oficial.

 

Calibração de equipamentos de medição: como fazer Laboratório para Calibragem

 




Mais Informações