Calibração de paquímetros: o que é, tipos e por que fazer?

Calibração de paquímetros: o que é, tipos e por que fazer? Precisão de medição paquímetro



Calibração de paquímetros: o que é, tipos e por que fazer? Precisão de medição paquímetro



Calibração de paquímetros: o que é, tipos e por que fazer? Precisão de medição paquímetro



Calibração de paquímetros: o que é, tipos e por que fazer? Precisão de medição paquímetro



Calibração de paquímetros: o que é, tipos e por que fazer? - Ilha Solteira


Calibração de paquímetros: o que é, tipos e por que fazer? Calibração de Instrumentos Sorocaba Calibração Manômetro
Calibração de paquímetros: o que é, tipos e por que fazer?
  Entre em contato via WhatsApp   Entre em contato via WhatsApp Ilha Solteira

 

Para apresentar-se com credibilidade para o mercado, empresas que trabalham com medição necessitam realizar a calibração correta de equipamentos, sobretudo com a emissão de certificados que comprovem os trabalhos desenvolvidos. Nesse sentido, a calibração de paquímetros é um assunto extremamente relevante.

 

Instituições de experimentos, hospitais, laboratórios e clínicas médicas são algumas das empresas que necessitam realizar essa calibração com responsabilidade. Neste artigo, falaremos um pouco sobre este assunto.

 

Boa leitura!

 

O que é calibração de paquímetros?

 

A calibração de paquímetros é um processo cujo objetivo é garantir a precisão das medições do instrumento, de modo que haja segurança em seu uso e eficácia nas medições realizadas, evitando diversos problemas.

 

Essencialmente, o processo de calibração é feito a partir da comparação com um paquímetro de maior precisão. Isso é geralmente efetuado por laboratórios especializados, que contam com equipamentos de grande exatidão e sensibilidade.

 

Após a emissão do certificado que comprova a calibração, o uso do paquímetro será muito mais confiável. Deixar de realizar esse processo pode acabar induzindo pessoas e empresas ao erro.

 

Tipos de paquímetro

 

A calibração de paquímetros é realizada para os mais diversos tipos de instrumentos. A seguir, destacamos os principais tipos de paquímetros disponíveis:

 

  • universal: medições de superfícies internas, externas, de profundidades com bastante precisão e assertividade;

  • universal com relógio: semelhante ao modelo anterior, a única diferença deste é a presença do relógio;

  • de bico móvel: para medições em superfícies mais complexas, este modelo é o mais indicado justamente pela característica do bico;

  • de profundidade: permite saber a profundidade de furos;

  • duplo: este modelo é utilizado para medir dentes de engrenagem, fornecendo assertividade nestes casos;

  • digital: semelhante ao universo, o paquímetro digital conta com um visor eletrônico e a ausência de erros de paralaxe.

 

Por que fazer a calibração de paquímetros é importante?

 

A calibração de paquímetros tem sua importância relacionada sobretudo à necessidade de assertividade. Em diversos contextos mercadológicos, não bastam apenas as estimativas e medidas próximas. O paquímetro é um modo de garantir o máximo de eficiência em diversos contextos.

 

É importante que sejam seguidas as normas oficiais de calibração, e o processo seja realizado dentro de todas as orientações normativas. A emissão do certificado, por exemplo, deve ocorrer através de um laboratório reconhecimento e especializado.

 

Fazer a calibração do paquímetro para o primeiro uso é fundamental, mas é igualmente importante manter uma rotina que evite erros e danos futuros.

 

Qual o método para calibração de paquímetro?

 

O método para realizar a calibração do paquímetro pode variar bastante, seja em calibrações realizadas internamente em empresas que optam por fazer  elas mesmas esse trabalho, seja também entre laboratórios especializados.

 

A forma mais comum é a comparação entre dois paquímetros, sendo um mais preciso e usado como referencial. Nesse caso, são realizadas três medições para assegurar a assertividade d a calibração.

 

Por que ter um certificado de calibração de paquímetros?

 

O certificado de calibração de paquímetros tem a função central de comprovar não apenas que a calibração foi realizada, mas sobretudo sua qualidade. A palavra não basta para dar segurança a clientes e profissionais.

 

Somente laboratórios certificados podem emitir o documento que comprova a eficiência da calibração. O diferencial do serviço nesses laboratórios é a documentação dos métodos e aprovação de órgãos responsáveis, como o Inmetro.

 

Existem laboratórios não certificados que oferecem o serviço de calibração de paquímetros. Nesses casos, a calibração pode até ser bem feita, mas a incapacidade de emitir uma certificação formal não gera a segurança que o cliente precisa.

 

Qual a frequência para a realização de calibração de paquímetros?

 

Não existem uma regra a respeito da frequência da calibração de paquímetros. Portanto, essa decisão fica a critério da empresa ou instituição, seguindo os padrões de qualidade praticados.

 

Entre os fatores que influenciam na definição da frequência, é fundamental considerar questões como a finalidade do uso, tipo do equipamento, frequência de utilização, taxa de desvio, histórico de uso e risco de dano.

 

Calibracom: calibração de paquímetros com qualidade

 

A Calibracom é uma empresa que realiza a calibração de equipamentos de mensuração, incluindo paquímetros. Atuando desde 2000, hoje já conta com o respeito dos clientes, sendo reconhecida pela qualidade dos serviços oferecidos.

 

Após atender diversos contextos e empresas, a expertise presente na Calibracom oferece a garantia de um serviço de qualidade. Como grande diferencial, é possível destacar o monitoramento constante de todo o processo de calibração, sempre em atenção às normas ISO IEC 17025.

 

Pensou em metrologia, com certeza pensou na Calibracom.

 

Conclusão

 

Neste artigo, entendemos melhor sobre a calibração de paquímetros, definindo este processo como um processo cujo objetivo é garantir a precisão das medições do instrumento, de modo que haja segurança em seu uso e eficácia nas medições realizadas, evitando diversos problemas.

 

Entre os tipos de equipamento, destacamos o universal, universal com relógio, de bico móvel, de profundidade e o duplo. Vimos ainda algumas das razões para a execução desse trabalho, método de calibração, porque ter um certificado e muito mais.

 

Por fim, evidenciamos a necessidade de contar com um laboratório especializado para a realização da calibração, além de apresentarmos a Calibracom, com mais de 20 anos de experiência nesse ramo.


Quer conhecer mais sobre a Calibracom? Acesse o site oficial e saiba mais.

 

Calibração de paquímetros: o que é, tipos e por que fazer? Precisão de medição paquímetro

 




Mais Informações