Atendimento pelo WhatsApp
Olá! Clique em uma das opções abaixo e nós retornaremos o mais rápido possível.
Calibração de termômetros: o que é e como fazer

Calibração de termômetros: o que é e como fazer Calibragem precisão do termômetro



Calibração de termômetros: o que é e como fazer Calibragem precisão do termômetro



Calibração de termômetros: o que é e como fazer Calibragem precisão do termômetro



Calibração de termômetros: o que é e como fazer Calibragem precisão do termômetro



Calibração de termômetros: o que é e como fazer - Cubatão


Calibração de termômetros: o que é e como fazer Calibração de Instrumentos Sorocaba Calibração Manômetro
Calibração de termômetros: o que é e como fazer
  Entre em contato via WhatsApp   Entre em contato via WhatsApp Cubatão

 

Toda empresa, independentemente do setor, precisa projetar credibilidade para o mercado. Essa credibilidade está para muito além do discurso, mas passa sobretudo por certificações e eficiência dos trabalhos desenvolvidos. Nesse sentido, a calibração de termômetros impacta duplamente a organização, pois desse processo depende o sucesso dos trabalhos e, também, possibilita a exibição de um certificado de calibração que atesta a eficiência.

 

Entre as organizações que precisam desse tipo de calibração, podemos destacar instituições que realizam experimentos, clínicas médicas, laboratórios e hospitais. Se você é de alguma empresa que precisa promover calibração de termômetros, fique conosco até o final e saiba como promover isso com o máximo de assertividade

 

Boa leitura!

 

O que é calibração de termômetros?

 

A calibração de termômetro é um processo que visa certificar a precisão das medições de um termômetro, de modo que haja segurança em seu uso, evitando erros de medição que podem levar a problemas maiores.

 

Todo o processo de calibração é feito a partir da comparação com um instrumento de maior precisão. Isso é geralmente feito por laboratórios especializados, que contam com equipamentos de grande exatidão e sensibilidade.

 

Somente depois de ser submetido a esse processo é que o termômetro estará certificado para uso. Empresas que utilizam esses instrumentos sem a certificação podem induzir ao erro.

 

Tipos de termômetro

 

A calibração de termômetro é realizada para os mais diversos tipos de termômetro, exceto para o líquido que, quando fora do padrão, não pode mais ser utilizado. Entre os tipos mais comuns deste instrumento, destacamos:

 

  • termômetro bimetálico (mola): são baratos e fáceis de utilizar. Justamente por essa razão são os mais comuns. Não obstante, apresentam uma resposta mais lenta e uma exatidão menor;

  • termopares: são os sensores mais comuns para as indústrias, pois garantem uma exatidão bem específica;

  • detectores de temperatura de resistência (RTDs): contam com uma resposta bem rápida, com uma exatidão superior aos citados até aqui;

  • termistores: este tipo é mais comum em contextos médicos e, por isso, medem a temperatura dentro de um intervalo limitado.

 

Por que fazer a calibração de termômetros?

 

A principal razão para a realização da calibração de termômetros é a necessidade de exatidão. Muitos setores e empresas não podem trabalhar apenas com dados genéricos, mas é preciso que a temperatura seja medida com eficiência em diversos contextos.

 

Na indústria, por exemplo, existem processos de cura em que a temperatura deve ser controlada ao máximo. Em alguns contextos, no entanto, mais do que controlar, é preciso registrar a temperatura, e qualquer imprecisão pode comprometer frontalmente relatórios e levantamento de informações.

 

Fazer a calibração para o primeiro uso é fundamental, mas é igualmente importante manter uma rotina de calibração que evita erros e danos futuros.

 

Qual o método para calibração de termômetros?

 

A metodologia empregada para calibração de termômetros pode variar bastante, tanto internamente em empresas que optam por fazer  elas mesmas esse trabalho, como também entre laboratórios especializados.

 

A forma mais comum é a comparação entre dois termômetros, sendo um mais preciso e usado como referencial. Mas há, também, calibradores de sonda de bloco seco, calibradores infravermelhos de bloco negro e calibração a partir de simulação de sinal elétrico.

 

Embora algumas empresas optem por fazer a calibração, a eficiência do procedimento só é certificada a partir do serviço realizado por laboratórios certificados, que apresentam uma maior capacidade de calibrar com eficiência.

 

Por que ter um certificado de calibração de termômetros?

 

O certificado de calibração de termômetros tem a função central de comprovar não apenas que a calibração foi realizada, mas sobretudo a qualidade desta última. A palavra não basta para dar segurança a clientes e profissionais.

 

Somente laboratórios certificados podem emitir o documento que comprova a eficiência da calibração. O diferencial do serviço nesses laboratórios é a documentação dos métodos e aprovação de órgãos responsáveis, como o Inmetro.

 

Existem laboratórios não certificados que oferecem o serviço de calibração. Nesses casos, a calibração pode até ser bem feita, mas a incapacidade de emitir uma certificação formal não gera a segurança que o cliente precisa.

 

Qual a frequência para a realização de calibração de termômetro?

 

Não existem uma regra a respeito da frequência da calibração de termômetro. Portanto, essa decisão fica a critério da empresa ou instituição, seguindo os padrões de qualidade praticados.

 

Entre os fatores que influenciam na definição da frequência, é fundamental considerar questões como a finalidade do uso, tipo do termômetro, frequência de utilização, taxa de desvio, histórico de uso e risco de dano.

 

Na área da saúde, por exemplo, a calibração é geralmente realizada diariamente e, em alguns casos, até mesmo a cada troca de turno.

 

Calibracom: calibração de termômetros com qualidade

 

A Calibracom é uma empresa que realiza a calibração de equipamentos de mensuração, incluindo termômetros. Atuando desde 2000, hoje já conta com o respeito dos clientes, sendo reconhecida pela qualidade dos serviços oferecidos.

 

Após atender diversos contextos e empresas, a expertise presente na Calibracom oferece a garantia de um serviço de qualidade. Como grande diferencial, é possível destacar o monitoramento constante de todo o processo de calibração, sempre em atenção às normas ISO IEC 17025.

 

Pensou em metrologia, com certeza pensou na Calibracom.

 

Conclusão

 

Neste artigo, entendemos melhor o que é calibração de termômetro, definindo como  um processo que visa certificar a precisão das medições de um termômetro, de modo que haja segurança em seu uso, evitando erros de medição que podem levar a problemas maiores.

 

Vimos, também, os principais tipos de termômetro, a saber:

 

  • termômetro bimetálico (mola);

  • termopares;

  • detectores de temperatura de resistência (RTDs);

  • termistores.

 

Destacamos, ainda, o principal motivo da realização da calibração, que consiste justamente na necessidade de exatidão que algumas empresas e contextos exigem. Vimos, também, os principais métodos de calibração, sendo eles:

 

  • comparação entre dois termômetros;

  • calibradores de sonda de bloco seco;

  • calibradores infravermelhos de bloco negro;

  • calibração a partir de simulação de sinal elétrico.

 

Por fim, evidenciamos a necessidade de contar com um laboratório especializado para a realização da calibração, além de apresentarmos a Calibracom, com mais de 20 anos de experiência nesse ramo.


Quer conhecer mais sobre a Calibracom? Acesse o site oficial e saiba mais.

 

Calibração de termômetros: o que é e como fazer Calibragem precisão do termômetro

 




Mais Informações