Atendimento pelo WhatsApp
Olá! Clique em uma das opções abaixo e nós retornaremos o mais rápido possível.
Calibração Inmetro: o que é, para que serve e como fazer

Calibração Inmetro: o que é, para que serve e como fazer Calibragem Inmetro Equipamentos



Calibração Inmetro: o que é, para que serve e como fazer Calibragem Inmetro Equipamentos



Calibração Inmetro: o que é, para que serve e como fazer Calibragem Inmetro Equipamentos



Calibração Inmetro: o que é, para que serve e como fazer Calibragem Inmetro Equipamentos



Calibração Inmetro: o que é, para que serve e como fazer Calibragem Inmetro Equipamentos - Iracemápolis


Calibração Inmetro: o que é, para que serve e como fazer Calibração de Instrumentos Sorocaba Calibração Manômetro
Calibração Inmetro: o que é, para que serve e como fazer
  Entre em contato via WhatsApp   Entre em contato via WhatsApp Iracemápolis

 

A calibração Inmetro é essencial para que as empresas e indústrias possam contar com uma maior eficiência nos serviços oferecidos, isso porque utilizam de instrumentos de medição que precisam apresentar resultados com exatidão. A referência para essa exatidão é justamente os índices do Inmetro.

 

Como, afinal, encontrar métodos de calibrar os equipamentos a partir dos padrões do Inmetro com eficiência? Essa é, na verdade, uma necessidade mais do que central para as empresas que trabalham como equipamentos dimensionais, elétricos, magnéticos, físicos, de pressão, etc. 

 

Apesar dessa necessidade, há uma dificuldade para encontrar empresas e laboratórios capacitados para realização dessa tarefa.

 

Como fazer a calibração Inmetro? O que é e para que serve? Fique conosco até o final do texto para saber mais.

 

Boa leitura!

 

O que é calibração Inmetro?

 

A calibração Inmetro é um referencial para calibração de equipamentos e instrumentos das mais diversas áreas. Depois da calibração, o laboratório especializado emite um documento que comprova o procedimento. Somente laboratórios aprovados pelo Inmetro podem emitir esses documentos.

 

Através desses procedimentos, evitam-se desvios padrão na capacidade de medição dos equipamentos, impedindo o surgimento de problemas práticos com consequências negativas para a empresa.

 

Quando há a presença de um certificado de calibração Inmetro, o cliente também tem uma maior segurança e confiabilidade na contratação dos seus serviços. Afinal, enfrentar situações de mensurações equivocadas é uma dor de cabeça que ninguém quer.

 

Para que serve a calibração?

 

A calibração Inmetro existe sobretudo para atestar a confiabilidade dos resultados de medições. Caso não houvesse esse padrão, os impactos seriam drásticos, pois cada pessoa ou empresa teria sua própria referência de medida, gerando uma verdadeira anarquia nos contextos, projetos e profissões que dependem das medidas.

 

Os resultados da calibração são documentos em um relatório e, a partir disso, o laboratório especializado emite o certificado. Toda a documentação e processo de calibração é realizado a partir da comparação de padrões e resultados.

 

Laboratórios especializados contam com equipamentos com exatidão superior aos instrumentos comuns. Dessa forma, cria-se uma cadeia de rastreabilidade metrológica cuja referência principal são os dados do Inmetro.

 

Qual a periodicidade de calibração de balanças Inmetro?

 

Geralmente, a validade do certificado de calibração é de um ano. Não obstante, existem casos onde o Inmetro pode determinar uma validade menor. Dessa forma, a empresa tem o período de validade do certificado para realizar uma nova verificação e emitir um novo documento que comprove a calibração.

 

Tudo isso foi determinado pelo próprio Inmetro, sobretudo na Portaria 236 de 1994.

 

Quem emite certificado de calibração?

 

O certificado de calibração pode ser emitido somente por um grupo restrito de estabelecimentos. Trata-se dos laboratórios credenciados pelo Inmetro, participantes da Rede Brasileira de Calibração.

 

Como documento, o certificado deve apresentar informações relevantes como o desvio padrão da medição e as melhorias na capacidade de medir. Dessa forma, são atestadas a qualidade dos equipamentos a partir da calibração, dando uma maior tranquilidade para os clientes.

 

Além disso, equipamentos certificados podem servir de referência para configuração de outros instrumentos que não foram submetidos ao processo de calibração no laboratório.

 

O que é necessário ter em um certificado de calibração?

 

O certificado Inmetro deve apresentar informações gerais a respeito do processo de calibração, como relatórios de ensaios e amostragem. De forma geral, as informações presentes no certificado são:

título;

data da calibração;

código único;

informações do cliente;

contatos;

método utilizado;

signatário;

data de emissão;

incerteza de medição;

rastreabilidade;

resultados;

relato de conformidade;

e etc.

 

Laboratórios acreditados pelo Inmetro seguem as normas do órgão para a realização das calibrações.

 

Conclusão

 

Neste artigo, você conferiu detalhes sobre a calibração Inmetro, entendendo este processo como um referencial para calibração de equipamentos e instrumentos das mais diversas áreas.

 

 

Mostramos, ainda, para que serve tais calibrações, a saber, existem sobretudo para atestar a confiabilidade dos resultados de medições. Os certificados devem ser emitidos por laboratórios autorizados pelo Inmetro.

 

Precisa de um laboratório para calibrar seus equipamentos? Conheça a Calibracom, e tenha maior assertividade em seus instrumentos.

 

 




Mais Informações