Atendimento pelo WhatsApp
Olá! Clique em uma das opções abaixo e nós retornaremos o mais rápido possível.
Como sua empresa pode evitar multas do INMETRO

Como sua empresa pode evitar multas do INMETRO Como evitar multas do INMETRO



Como sua empresa pode evitar multas do INMETRO Como evitar multas do INMETRO



Como sua empresa pode evitar multas do INMETRO Como evitar multas do INMETRO



Como sua empresa pode evitar multas do INMETRO Como evitar multas do INMETRO



Como sua empresa pode evitar multas do INMETRO - Ilha Solteira


Como sua empresa pode evitar multas do INMETRO Calibração de Instrumentos Sorocaba Calibração Manômetro
Como sua empresa pode evitar multas do INMETRO
  Entre em contato via WhatsApp   Entre em contato via WhatsApp Ilha Solteira

É bem possível que você já tenha tido contato com um dos inúmeros casos de empresas que foram multadas pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) devido à divergência do peso informado na embalagem e do peso constatado.

 

E nesse contexto, podemos citar exemplos de empresas que já foram multadas em valores exorbitantes que chegavam a R$30 mil, assim como há empresas que sofrem multas de valores inferiores pelo mesmo problema.

 

Em uma das fiscalizações de rotina, o INMETRO verificou que para determinado produto da marca "ABC", o peso bruto apresentado era inferior ao informado na embalagem de 400 gramas. Em uma análise de oito amostras, sete estavam abaixo.

 

A média de peso ficou em 397,9 gramas, sendo que o valor mínimo admitido é de 398,2 gramas conforme determina o Regulamento Técnico Metrológico aprovado pela Portaria INMETRO/MDCI 096/2000. Essa diferença de 0,3 gramas custou à empresa uma multa de R$1.245,08.

 

Agora, vocês podem estar se perguntando: Como fazemos para não correr o risco de sermos multados? Existe alguma área que cuida disso? Como fazemos para deixar nossos instrumentos de medição SEMPRE aptos e adequados para uso? Sejam eles: balanças, paquímetros, micrômetros, trenas, multímetros, alicates, amperímetros, entre muitos outros que poderíamos citar aqui.

 

É sobre isso que falaremos neste artigo.

O que é Metrologia?

Talvez vocês já tenham ouvido falar que existe uma área responsável pela ciência das medidas e das medições: a Metrologia. E Metrologia não é a ciência que prevê o clima, essa área é a meteorologia.

 

O nome Metrologia deriva de duas palavras gregas: Metron, que significa medida, e Logos, que significa estudo.

 

Essa ciência desempenha um papel crucial no controle de qualidade de serviços e produtos, reduzindo os riscos de reclamações de clientes, retrabalhos, prejuízos financeiros, desperdícios de materiais e tomadas de decisões erradas.

 

A metrologia pode ser aplicada em diversos processos que envolvem Qualidade, como o desenvolvimento de novos produtos para comercialização, a validação de produtos antes de serem disponibilizados para o comércio e a avaliação de instrumentos e processos de medição. E, o mais importante, ela visa garantir medições confiáveis e validadas por meio de métodos.

 

É importante ressaltar que sistemas de medição sempre apresentam erros, em maior ou menor grau, que podem ser oriundos do próprio sistema de medição ou decorrentes de ações externas, o que pode impactar na confiabilidade dos resultados das medições. Por essa razão, tais sistemas devem ser verificados periodicamente.

 

Para garantir a confiabilidade de nossos sistemas de medição, é necessário realizar a calibração e o ajuste adequado dos mesmos. A calibração é utilizada para "a avaliação do erro de medição nos instrumentos ou na aquisição do valor efetivo de medidas materializadas" (SOUZA, 2017).

 

Em termos técnicos, a calibração é definida como: "a operação que estabelece, sob condições específicas, em uma primeira etapa, uma relação entre os valores e as incertezas de medição fornecidos por padrões e as indicações correspondentes às incertezas associadas; em uma segunda etapa, esta informação é utilizada para estabelecer uma relação visando a obtenção do resultado de medição a partir da indicação" (ALBERTAZZI, A.; SOUSA, A.R.D. Fundamentos de metrologia científica e industrial. Editora Manole, 2017).

Como evitar multas e problemas com o INMETRO?

Para realizar a calibração, utilizamos padrões como referência. Esses padrões são meios de medição de alta qualidade, cujos valores de referência são estabelecidos com excelentes níveis de incerteza. Alguns exemplos desses padrões incluem massa-padrão de 1 kg, resistor-padrão de 100 Ω, padrão de corrente elétrica, padrão de frequência de césio e eletrodo-padrão de hidrogênio.

 

Em termos técnicos, podemos definir padrão como "uma medida materializada, instrumento de medição, material de referência ou sistema de medição destinado a definir, realizar, conservar ou reproduzir uma unidade ou um ou mais valores de uma grandeza para servir como referência".

 

Por outro lado, o ajuste é uma operação corretiva que visa adaptar um instrumento de medição ao seu uso específico. Resumidamente, podemos dizer que a calibração e o ajuste são procedimentos distintos, mas que dependem e estão interligados um ao outro para obter resultados práticos satisfatórios.

 

Diante do exposto e para evitar problemas relacionados aos exemplos mencionados anteriormente, é essencial planejar a manutenção desses instrumentos de medição e realizar verificações periódicas para controlar sua adequação.

 

Ou seja, devemos verificar se estão realizando medições corretamente e aumentar a confiabilidade entre as manutenções. É importante ressaltar que as verificações devem ser feitas por profissionais qualificados, seguindo critérios definidos. Somente dessa forma é possível evitar esses problemas, entre muitos outros!

Conclusão

Concluindo, para evitar multas e problemas com o INMETRO, é fundamental investir na calibração e manutenção adequada dos equipamentos de medição. A Metrologia desempenha um papel essencial nesse processo, garantindo medições confiáveis e validadas.

 

Nesse sentido, a Calibracom surge como uma alternativa de parceria para as empresas. Criada em 2000, a Calibracom tem se destacado no mercado pela qualidade de seu atendimento e respeito aos clientes. Com uma equipe de profissionais experientes e capacitados, a empresa oferece serviços metrológicos de alta qualidade, buscando constantemente a modernização de suas operações.

 

Ao contar com a Calibracom, as empresas podem evitar multas do INMETRO, além de garantir a conformidade de seus sistemas de medição. A empresa oferece serviços de calibração e manutenção para uma ampla variedade de instrumentos, desde balanças até multímetros, com um excelente custo/benefício.

 

Portanto, ao escolher a Calibracom como parceira, as empresas podem ter a tranquilidade de contar com profissionais experientes, que oferecem serviços de alta qualidade e contribuem para a eficiência e confiabilidade de seus processos de medição. Invista na parceria com a Calibracom e evite multas e problemas com o INMETRO.

 

Como sua empresa pode evitar multas do INMETRO Como evitar multas do INMETRO

 




Mais Informações