Laboratório de aferição de equipamentos: como encontrar

Laboratório de aferição de equipamentos: como encontrar Laboratório Calibragem de Equipamentos



Laboratório de aferição de equipamentos: como encontrar Laboratório Calibragem de Equipamentos



Laboratório de aferição de equipamentos: como encontrar Laboratório Calibragem de Equipamentos



Laboratório de aferição de equipamentos: como encontrar Laboratório Calibragem de Equipamentos



Laboratório de aferição de equipamentos: como encontrar - Embu


Laboratório de aferição de equipamentos: como encontrar Calibração de Instrumentos Sorocaba Calibração Manômetro
Laboratório de aferição de equipamentos: como encontrar
  Entre em contato via WhatsApp   Entre em contato via WhatsApp Embu

 

Um laboratório de aferição de equipamentos é fundamental para que empresas que atuam com mensuração possam executar essas tarefas com eficácia e segurança. Embora algumas organizações arrisquem em fazer a calibração por conta própria, os laboratórios são essenciais para garantir a eficácia desse processo.

 

Não contar com um laboratório de aferição e calibração significa um risco de comprometer os serviços prestados pela empresa. Com isso, impactados negativos serão percebidos em todas as dimensões da organização, sobretudo na popularidade e na situação financeira.

 

Mas, como encontrar bons laboratórios de aferição de equipamentos? Como saber se um laboratório é de confiança? Quais são os benefícios de uma calibração bem sucedida? Falaremos disso neste texto.

 

Boa leitura!

 

O que é um laboratório de aferição de equipamentos?

 

Um laboratório de afeição de equipamentos é responsável por promover a calibração desses equipamentos, que consiste em um esforço para tornar os instrumentos mais precisos, de modo a favorecer os serviços prestados pela empresa proprietária do equipamento.

 

Quando empresas deixam de contar com laboratórios para garantir a calibragem dos instrumentos, abre-se uma grande brecha para que as mensurações sejam imprecisas, comprometendo diretamente a qualidade dos serviços prestados.

 

O laboratório de aferição de equipamentos realiza a calibragem através da comparação, ou seja, a mensuração do equipamento a ser calibrado é comparada a de um instrumento referencial. Esse instrumento referencial, por sua vez, foi configurado seguindo os padrões nacionais e internacionais de medidas, sempre em ambientes e condições controlados.

 

Como o laboratório faz a calibração de instrumentos?

 

A calibração correta dos equipamentos pode ser feita de duas formas: a primeira, menos recomendada, é a chamada calibração de campo, onde dois instrumentos são comparados, de modo a conseguir deixar um no padrão do outro.

 

A vantagem dessa metodologia é que não é preciso promover paradas para sua realização. Como grande desvantagem, no entanto, é possível destacar que a eficácia das mensurações é bem menor.

 

A segunda metodologia, muito mais eficiente, é feita justamente através do laboratório de aferição de equipamentos. Neste caso, o laboratório realiza as análises e os comparativos utilizando como referências as normas oficiais.

 

Tipos de calibração realizados em laboratório de aferição de equipamentos

 

Existem diversos tipos de calibração que podem ser realizados por laboratórios especializados. Listar todos esses tipos seria exaustivo e, por isso, trouxemos apenas aqueles principais. Conheça, a seguir, algumas das calibrações mais comuns em laboratórios:

 

  • pressão: equipamentos que mensuram a pressão. A calibração é feita através do comparativo entre dois dispositivos de pressão;

  • temperatura: equipamento que medem a temperatura. Neste caso também a calibração é realizada através de comparação, sempre em ambiente controlado;

  • fluxo: dispositivos de detecção de fluxo. Um equipamento referência é utilizado pelo laboratório, e o equipamento a ser calibrado é configurado em vista daquele;

  • pipeta: mede a transferência de fluidos líquidos. Neste caso, é preciso realizar a calibração a cada uso;

  • elétrica: equipamentos que mensuram eletricidade. Também exigem calibração constante;

  • mecânica: equipamentos que fazem medida mecânica. O processo de calibragem é feito a partir do ajuste da relação entre valores e incertezas de medição.

 

Por que contar com um laboratório de aferição de equipamentos?

 

Contar com um laboratório para a calibração de instrumentos não é nada secundário para as empresas. É preciso, portanto, dar uma atenção especial a este processo, para evitar incoerências no desenvolvimento de ações relacionadas ao assunto e, principalmente, escolher um bom laboratório.

 

Conheça, a seguir, alguns dos benefícios de contar com um laboratório para calibração:

 

Processos analíticos mais seguros

 

Conseguir alcançar eficiência e segurança nos processos analíticos é uma das prioridades em empresas que dependem desses processos para a realização de serviços ou produção de peças. Quando isso não acontece, os resultados são problemáticos.

 

Um laboratório de aferição de equipamentos consegue, com o máximo de eficácia, garantir que cada um dos instrumentos utilizados seja impecavelmente compatível com as ações desempenhadas e com os resultados augurados.

 

Dessa forma, o laboratório responsável por promover e certificar a calibração garante a confiabilidade das mensurações. É por isso que contar com um laboratório de confiança é muito importante.

 

Maior produtividade e menos custos

 

Contar com uma rotineira recorrência de processos é, além de desgastante, um fator de crescimento de custos. Por vezes existem verdadeiros gargalos financeiros cuja fonte está nessa recorrência desnecessária.

 

Essa recorrência, por sua vez, tem origem justamente na falta de calibração adequada dos equipamentos. A calibração de instrumentos, promovida por um laboratório especializado, combate tudo isso.

 

Cumprimento de requisitos

 

Contar com um processo de calibragem e, principalmente, um laboratório reconhecido na área, é fundamental para que as empresas possam conquistar as certificações que garantem tranquilidade no caso de ocorrer alguma auditoria externa.

 

Em certos contextos, empresas que não têm certificações como ISO 17025, ISO 15189, CAP, PALC e DICQ acabam ficando para trás da concorrência. Não obstante, só se consegue essas certificações quando o laboratório de calibração emite um certificado adequado.

 

Evitar multas e problemas

 

Em certos contextos, ainda, existem empresas que estão submetidas a exigências e normas legais no que diz respeito à calibração de instrumentos. Quando não há um processo bem definido nessa área e, principalmente, quando erros são percebidos, a empresa estará sujeita a multas e punições legais, sobretudo se ocorrer algum caso de auditoria externa.

 

É evidente, portanto, que contar com a ajuda de um laboratório de aferição de equipamentos que também faça a calibração é fundamental para evitar qualquer tipo de transtorno legal.

 

Conclusão

 

Neste artigo, conseguimos compreender melhor o conceito de laboratório de aferição de equipamentos, definindo-o como responsável por promover a calibração desses equipamentos, que consiste em um esforço para tornar os instrumentos mais precisos, de modo a favorecer os serviços prestados pela empresa proprietária do equipamento.

 

Vimos, ainda, detalhes de como a calibração é realizada e os principais tipos. Em seguida, compreendemos as razões de uma empresa contar com a ajuda de um laboratório para a calibragem. A saber, estas são as razões:

 

  • processos analíticos mais seguros;

  • maior produtividade e menos custos;

  • cumprimento de requisitos;

  • evitar multas e problemas.

 

Sua empresa precisa de um laboratório parceiro para a calibração de instrumentos? Clique no botão “atendimento pelo WhatsApp” no canto inferior esquerdo da sua tela e fale com um dos especialistas da Calibracom.

 

Laboratório de aferição de equipamentos: como encontrar Laboratório Calibragem de Equipamentos

 




Mais Informações