Atendimento pelo WhatsApp
Olá! Clique em uma das opções abaixo e nós retornaremos o mais rápido possível.
Terceirização da calibração: vale a pena fazer?

Terceirização da calibração: vale a pena fazer? Empresas de calibração de equipamentos



Terceirização da calibração: vale a pena fazer? Empresas de calibração de equipamentos



Terceirização da calibração: vale a pena fazer? Empresas de calibração de equipamentos



Terceirização da calibração: vale a pena fazer? Empresas de calibração de equipamentos



Terceirização da calibração: vale a pena fazer? - Anhembi


Terceirização da calibração: vale a pena fazer? Calibração de Instrumentos Sorocaba Calibração Manômetro
Terceirização da calibração: vale a pena fazer?
  Entre em contato via WhatsApp   Entre em contato via WhatsApp Anhembi

Você já considerou terceirizar os serviços de calibração da sua empresa? A terceirização tem se tornado cada vez mais comum, permitindo que as empresas se concentrem em sua atividade principal e contem com especialistas em suas áreas.

 

No entanto, há desafios a serem enfrentados, especialmente quando se trata de encontrar boas empresas parceiras. Neste artigo, vamos explorar os prós e contras da terceirização da calibração, além de fornecer dicas valiosas para encontrar o laboratório parceiro ideal. Então, vale a pena fazer a terceirização da calibração? Vamos descobrir juntos!

O que é terceirização?

A terceirização de serviços tem sido algo bem comum à realidade das empresas, principalmente hoje em dia em que existem especialistas em diversas atividades. Na metrologia, é muito mais comum, pois grande parte das indústrias opta pela terceirização dos serviços de calibração.

 

Quando se fala em terceirização, fala-se do processo em que uma empresa contrata outra para a realização de determinado serviço, em vez de realizá-lo ela mesma, por meio de seus colaboradores e departamentos. Ou seja, é o ato de transferir para profissionais que não estão dentro do quadro de colaboradores certas atividades ou serviços.

 

Trata-se de uma técnica bem comum que busca melhores resultados, já que libera a empresa para focar em sua principal atividade. No entanto, requer algumas mudanças estruturais e, principalmente, em seu processo de gestão.

Vantagens da terceirização da calibração

Esse modo de trabalho traz consigo algumas vantagens, e, por isso, é amplamente utilizado nas empresas.

Foco na atividade principal

As empresas têm mais liberdade de tempo e esforços para se concentrarem em sua atividade principal, direcionando toda sua energia ao que é essencial e contando apenas com especialistas em sua área dentro do quadro de colaboradores.

Decisões rápidas e claras

Ao contratar uma empresa especializada em serviços de calibração, eles têm o know-how necessário para executar esses serviços de forma prática, o que resulta em economia de tempo e aumento da produtividade devido à sua experiência.

Redução de custos

Embora haja investimento na contratação de um laboratório de calibração, fica evidente que esse investimento é consideravelmente menor do que se a própria empresa executasse esses serviços fora de sua atividade principal.

 

Ainda, há uma economia significativa de recursos ao contar com uma empresa experiente para realizar essas atividades da melhor forma possível, com menor risco.

Desvantagens da terceirização da calibração

Porém, existem alguns problemas nesse processo. Claro que são vários mas, neste artigo, o foco será na principal dificuldade: a dificuldade em encontrar boas empresas parceiras.

 

Hoje em dia, não é fácil encontrar fornecedores de qualidade. No entanto, é importante ressaltar que eles existem em todos os segmentos. No entanto, encontrar esses fornecedores requer um esforço de busca aprofundado.

 

Quando as indústrias buscam a terceirização dos serviços de calibração, a expectativa mínima é que a empresa contratada tenha mais expertise no serviço do que a própria indústria, além de trazer produtividade e eliminar riscos no processo terceirizado.

 

No entanto, nem sempre essa expectativa se concretiza. Por isso, é necessário realizar uma pesquisa cuidadosa e sem pressa.

Como encontrar boas terceirizadas para calibração?

Será que basta pesquisar bem até encontrar um bom fornecedor? Pelo contrário, aí se inicia outro processo que é o de avaliação e acompanhamento dos fornecedores, pois muitas coisas podem acontecer durante essa parceria que podem fazer a qualidade do serviço prestado cair e os contratantes precisam estar atentos a isso.

 

A avaliação dos fornecedores deve ser obrigatória para qualquer empresa que busque um nível elevado de excelência na entrega de seus produtos e/ou serviços, pois é necessário assegurar que os fornecedores estejam alinhados a isso, caso contrário, suas entregas podem ser comprometidas pelas entregas deles.

 

Por isso, além da obrigatoriedade da avaliação dos fornecedores, é importante definir critérios bem delineados e que estejam de acordo com as boas práticas determinadas pelas normas vigentes.

 

Existem algumas literaturas e até mesmo normas que definem alguns pontos importantes a serem avaliados em relação aos fornecedores, tais como qualificação, estabilidade financeira, desempenho operacional, práticas e processos de gestão, especificação e aquisição do produto ou serviço, e cotação.

 

A seguir, serão apresentados os principais requisitos a serem considerados para a escolha de um laboratório parceiro.

Qualificação

Parece óbvio, não é? Mas, como mencionado anteriormente, para que os resultados entregues aos consumidores sejam positivos, os produtos e/ou serviços entregues pelos fornecedores também devem ser qualificados.

 

Uma forma prática é avaliar o escopo de calibração e verificar se existem especialistas qualificados e habilitados para realizar o serviço. Também é importante verificar se o fornecedor possui condições para realizar o serviço em sua localidade, oferece garantias e possui certificações específicas. Além disso, analisar o histórico e a reputação no mercado é fundamental.

Desempenho operacional

Outro requisito obrigatório é o desempenho operacional do fornecedor, que deve ser constantemente avaliado. É importante acompanhar a pontualidade de entrega, o custo de garantia e o tempo de resposta. Além de medir esses dados, é necessário analisá-los para uma melhor compreensão.

Práticas e processos de gestão

Não é preciso dizer que um laboratório de calibração com uma boa gestão interna, processos consolidados e em constante melhoria é capaz de entregar serviços de alto valor agregado, conforme solicitado pelo cliente e dentro do prazo.

 

Quando se fala em uma boa gestão interna e processos consolidados, não necessariamente o laboratório precisa ter acreditação. Ele pode ter uma mentalidade de qualidade e processos sólidos independentemente do "selo" do INMETRO.

 

Isso deve ser parte da cultura do laboratório, não apenas uma exigência de uma norma específica. É indiscutível que ter uma acreditação facilita o trabalho do contratante, mas o foco não deve se limitar apenas a isso.

 

Quanto melhores forem as práticas de gestão do laboratório, mais fácil será o gerenciamento da parceria cliente-fornecedor, pois isso facilita a comunicação e agiliza a solução de problemas.

 

Nessa lista, nem menciono a questão de valores, pois isso deve ser considerado apenas em caso de empate nos critérios. Caso contrário, optar pelo mais barato pode resultar em custos mais altos no futuro.

Registros

Como mencionado anteriormente, não basta escolher bem o fornecedor. Essa parceria deve ser periodicamente reavaliada, e foram citados os principais pontos a serem observados. Mas como controlar e monitorar essas informações de avaliação?

 

Além de manter esses registros de forma organizada, é importante definir o método de armazenamento, que pode ser por meio de sistemas automatizados (Supply) ou planilhas, para agrupar e analisar o desempenho de cada fornecedor.

 

O mais importante é que esses registros não sejam apenas dados armazenados, mas sejam frequentemente considerados na análise da continuidade da parceria com o fornecedor de serviços de calibração. Portanto, quanto mais fácil for o armazenamento dessas informações, mais ágil, simples e produtivo será esse processo.

 

Quer encontrar um laboratório parceiro que atenda perfeitamente a todos os requisitos citados? Então fale com a equipe da Calibracom.

 

Terceirização da calibração: vale a pena fazer? Empresas de calibração de equipamentos

 




Mais Informações